O famoso Schnitzel

Servus! Wie geht’s Euch?
Você que vai viajar para a Alemanha ou Áustria não pode deixar de experimentar o famoso Schnitzel. Ele é um prato bem simples, porém muito saboroso. Se você ainda não conhece essa especialidade da culinária austríaca, vamos te apresentar sobre ele.
Mas afinal o que é o Schnitzel? O nome é derivado de “Schnitzchen” que surgiu no ano de 1831 no livro de receitas “Allerneuestem allgemeinen Kochbuch” da cozinheira Maria Anna Neudecker. Schnitzel pode ser traduzido como bife ou escalope, o que representa justamente do que o prato é composto: uma fatia bem fina de carne que é empanada com farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca, antes de ser frito em óleo quente. Pelo fato de ser empanado o bife fica com um aspecto bem apetitoso, não é mesmo?

O prato tradicional é feito a partir de carne de vitela, porém ele também pode ser preparado com carne de porco, cervo, frango ou peru. Ele é geralmente servido com salada de batata, batata frita ou purê de batata, além de poder também ser acompanhado de molhos.
Na Áustria apenas o Schnitzel de vitela é chamado de “Wiener Schnitzel”, enquanto as variações são nomeadas “Schnitzel ‘Wiener Art’”, porque são “imitações” do prato original.
Sua origem é um mistério que intriga pesquisadores há muito tempo. Há uma hipótese de que o Schnitzel tenha surgido por volta do século XV a partir da “Costoletta alla milanese” italiana. Outra hipótese é que o Marechal Radetzky tenha trazido consigo a receita da Itália no ano de 1857, porém há relatos de empanamento com farinha de rosca na Áustria desde o século XVII.
De acordo com o Ministério da Agricultura austríaco, o prato é considerado como a comida favorita dos austríacos, sendo consumido numa média anual de cerca de 30 porções por pessoa.
O prato é conhecido e apreciado no mundo inteiro, inclusive no dia 9 de setembro é comemorado, por fãs dos EUA, o “dia nacional do Wiener Schnitzel”.
Além de ser um prato saboroso, o Schnitzel também é bastante nutritivo. A carne é uma excelente fonte de proteínas e a farinha de rosca usada para empaná-lo fornece carboidratos e fibras. No entanto, o Schnitzel também pode ser bastante calórico devido ao óleo usado para fritá-lo, por isso é importante consumi-lo com moderação.
Você já conhecia esse prato? Conte nos comentários o que achou dessa especiaria.
Auf Wiederlesen!