top of page

Descubra as origens dos sobrenomes alemães




Hallo, Leute! Wie geht’s?

Você já se perguntou o que significam alguns sobrenomes alemães e de onde eles vêm? Caso sim, hoje vamos falar sobre as origens de alguns sobrenomes comuns na Alemanha.


A origem dos sobrenomes alemães é multifacetada e tem raízes profundas em diferentes períodos da história. Durante a Idade Média, por exemplo, o aumento populacional levou à necessidade de identificar indivíduos de maneira mais específica do que apenas pelo primeiro nome. Assim, os sobrenomes começaram a surgir, muitas vezes relacionados a ocupações, locais de origem, características físicas, entre outros aspectos.

Ocupações e Profissões:

Muitos sobrenomes alemães têm origem nas ocupações e profissões dos ancestrais. “Schneider” (alfaiate), “Fischer” (pescador), “Müller” (moleiro) e “Bauer” (agricultor, fazendeiro), por exemplo. Esses sobrenomes refletem as atividades econômicas que as famílias exerciam no passado.

Nome do pai:

Existem sobrenomes que têm origem nos nomes dos pais, como “Peters” ou “Petermann” (filho de Peter). Há também nomes formados com o sufixo “-sen”, como: Jensen (filho de Jens) e Jacobsen (filho de Jakob), porém são mais comuns no norte da Alemanha e têm relação com as línguas escandinavas (dos países mais ao norte da Europa, como Dinamarca, Noruega e Suécia) onde o mesmo acontece com o sufixo “-son”.

Características Pessoais e Apelidos:

Sobrenomes também foram criados com base em características pessoais ou apelidos. “Klein” (pequeno/baixo), “Jung” (jovem) e “Lang(e)” (alto). Esses sobrenomes podem ter sido dados para descrever traços físicos marcantes ou para diferenciar entre pessoas com nomes semelhantes.

Eventos Históricos e Culturais:

Eventos históricos e culturais também influenciaram a formação de sobrenomes alemães. Algumas famílias adotaram sobrenomes que homenageavam líderes locais, figuras históricas ou eventos significativos, como “König” (rei), e “Kaiser” (imperador). Isso não apenas destaca a reverência pela história, mas também preserva a memória de figuras e momentos importantes.

Localização e Origem:

Alguns sobrenomes se originaram a partir dos locais onde as pessoas viviam ou trabalhavam. “Hesse” indica alguém de Hessen, enquanto “Hamburg” se refere a alguém originário de Hamburgo. Esses sobrenomes não apenas indicam a cidade ou região de origem, mas também podem fornecer pistas sobre migrações e deslocamentos históricos.

Evolução e Variações:

Ao longo do tempo, os sobrenomes alemães passaram por mudanças fonéticas e ortográficas, resultando em diferentes variações do mesmo sobrenome (Müller - Mueller; Schäfer - Schaefer; Schröder - Schroeder). O sobrenome “Meier” tem pelo menos quatro variações pois pode ter escrito também “Meyer”, “Maier” ou “Mayer”, entre outros. Além disso, as migrações, casamentos interculturais e a influência de outros idiomas também contribuíram para a diversidade de sobrenomes na Alemanha.

Você tem um dos sobrenomes que comentamos neste texto ou que se enquadra em algum dos grupos e sabe o que significa? Deixe um comentário nos contando sobre o seu nome, o que ele significa e de onde vem.

Auf Wiederlesen!

Fique por dentro de todos os posts!

Obrigada por se inscrever!

banner lateral.png
bottom of page