top of page

Como se apresentar em alemão 





Hallo, Leute! Wie geht’s? 

 

Aproveitando o ritmo de início de ano, vamos te ensinar a se apresentar de maneira simples e objetiva em alemão. Para isso usaremos algumas frases já vistas em textos anteriores no blog. 


 

Begrüßung – Saudação 

 

É muito importante começar com uma saudação. Em situações formais usaremos “Guten Tag!” (Bom dia/boa tarde) ou “Guten Morgen!” (Bom dia – se for bem cedo pela manhã). Já em contextos informais, podemos dizer “Hallo!” ou “Hi!”. 

 

Name – Nome 

 

Quando se trata de apresentações pessoais, é crucial saber como dizer seu nome em alemão. Você pode dizer "Ich heiße..." (Me chamo...). Outras formas são “Ich bin...” (Eu sou...) e “Mein Name ist ...” (Meu nome é...). Em contextos informais, basta dizer seu nome, já que em uma situação formal, é adequado apresentar-se com seu nome completo. 

 

 

A seguir, é importante fornecer algumas informações sobre você. Por exemplo, "Ich komme aus Brasilien." (Eu venho do Brasil.). Se você estiver aprendendo alemão para viajar ou morar na Alemanha, essa frase simples pode ser a chave para criar laços significativos com os locais. 

 

Alter – Idade 


Caso seja necessário informar sua idade, você fará da seguinte forma: “Ich bin xx Jahre alt.” (Eu tenho xx anos de idade.). 

 

Beruf – Profissão 

 

Se quiser falar sobre sua vida profissional, pode dizer “Ich bin... von Beruf.” (Eu sou...) ou “Ich arbeite als...” (Eu trabalho como...).  

 

Familienstand – Estado civil 

 

Se precisar dizer qual é o seu estado civil, faça assim: “Ich bin ledig/verheiratet/verwitwet.” (Eu sou solteiro(a)/casado(a)/viúvo(a)). Essa frase geralmente é usada em contextos mais formais. No dia a dia, pode dizer: 

Ich bin Single. - Estou solteiro(a). 

Ich bin in einer (festen) Beziehung. - Estou em um relacionamento sério. 

Ich habe einen Freund. - Eu tenho um namorado. 

Ich habe eine Freundin. - Eu tenho uma namorada. 

 


Para praticar suas habilidades de apresentação em alemão, aproveite ao máximo as oportunidades de interação. Participe de eventos sociais, converse com falantes nativos e utilize recursos online, como fóruns de idiomas ou aplicativos de conversação. A imersão é fundamental para ganhar confiança e aprimorar suas habilidades linguísticas. 

 

Além disso, lembre-se de que os alemães valorizam a eficiência na comunicação. Ao se apresentar em alemão, seja claro e direto. Evite rodeios e vá direto ao ponto, mantendo um tom respeitoso. 

 

Fazendo parte do Clube de Alemão você pode participar diariamente de aulas ao vivo, nas quais terá a oportunidade de colocar em prática tudo que aprender durante seu aprendizado. 

 

Tschüs!  

Fique por dentro de todos os posts!

Obrigada por se inscrever!

banner lateral.png
bottom of page